Nós e as escolhas. Nada nos impede.

 

A vida é feita de escolhas. Temos o poder de escolher, e passamos a vida a utilizá-lo, mas de forma inconsciente na maioria das vezes.

Escolhemos os amigos que temos, os namorados, a comida que comemos. Escolhemos em que cama dormimos, e que roupa vestimos. Necessidades básicas da vida.

Nestes aspectos é fácil escolher, porque fazem parte da “base” da nossa pirâmide de necessidades sociais (para com os outros) e pessoas (para connosco).

Mas… Tudo muda quando somos obrigados a passar para o patamar seguinte das escolhas. Aí geralmente as coisas pioram.

Existe quem simplesmente opte por não escolher, não decidir, não agir, e deixar a vida andar ao sabor do vento. “A vida que escolha por mim”.

Existem os outros que escolhem com base no stress e pressão (e aí não é uma escolha livre, mas sim condicionada por vários factores), o que limita a felicidade de quem se encontra nessa encruzilhada de escolhas.

Existem também aquelas pessoas que escolhem com base naquilo que os outros dizem ou querem. Essas pessoas deparam-se rapidamente com uma crise entre valores pessoais versus vontades dos outros. Mais cedo ou mais tarde essas pessoas que “escolhem com o coração dos outros” vêem-se numa realidade que não era a que queriam, mas sim a viver a vida que os outros quiseram.

E por fim existem as pessoas que escolhem com consciência. Estas pessoas sabem que escolher implica agir.

Não basta escolher aquele gelado de chocolate. Se você o quer, tem de agir e ir comprar, ou fazer de tudo para o ter na sua mão e desfrutar de um bom momento. Escolher implica agir. Caso contrário, não passa de uma intenção.

Temos o poder de escolher com consciência, em concordância com os nossos valores e com a nossa vida, e em concordância com os nossos objectivos.

Temos o poder também de agir no seguimento da escolha que fizemos. E se não concordarmos a qualquer momento com a escolha que fizemos, somos livres para fazer uma nova escolha, e não há mal nenhum nisso.

Nada a impede de fazer as melhores escolhas para si. Você tem esse poder, por favor use-o, e não o passe para a mão de ninguém!

Leave a comment

Abrir o chat
Como posso ajudar?
Olá! Como posso ajudar?