Penas e Almofadas.

Por alguma razão, que acredito conhecer, existem bastantes Clientes minhas que recorrem às sessões de Coaching para falar sobre a Auto-Estima, para identificarmos em conjunto alguma forma de se focarem na energia e nas acções necessárias à melhoria da imagem que têm delas próprias.

Algumas dizem-me que sente pena delas próprias, que já tiveram luz, que já voaram, que já sonharam. Mas agora limitam-se a viver a vida só porque sim, sem pensarem no assunto, sem qualquer brilho nos olhos.

Nestes casos penso em almofadas. Engraçada a metáfora, mas já vos explico porquê.

Uma almofada não serve só para dormir, para descansar, para nos fazer sentir mais confortáveis depois de um longo e cansativo dia. Como em (quase) tudo na vida, as almofadas podem ser utilizadas da forma que queremos, para a finalidade que queremos. Simplesmente às vezes não somos criativas o suficiente, não só no que diz respeito a almofadas mas à vida, obviamente. A criatividade é essencial para dar a volta às situações, e é por isso que o Coaching ajuda tanto.

O Coaching serve para arranjarmos soluções criativas que nos irão ajudar a melhorar o nosso contexto. Umas são realizáveis, outras não. Mas pelo menos fomos criativas e pensámos “fora da caixa”.

Limitamo-nos a deitar a cabeça, a adormecer a pensar nos problemas, naquilo que não corre bem, e a desgraçada da almofada ali fica a vida toda a apanhar com a nossa energia estranha, negativa, apática por vezes.

Com isto quero dizer que temos sempre várias opções na vida: ou sentimos pena de nós próprias, e assim contribuímos todos os dias para encher a nossa almofada de problemas ainda com mais penas, tornando-a fofinha e apetecível para uma solução superficial, ou então descartamos a “atitude de pena e de lamentação”, e começamos a usar a almofada para outros fins, como por exemplo quem sabe uma batalha de almofadas, bem mais divertido.

A vida quer-se criativa. E você, enche a sua almofada todos os dias com penas? Ou combina batalhas de almofadas e passa assim um momento divertido e diferente?

Leave a comment

Abrir o chat
Como posso ajudar?
Olá! Como posso ajudar?