Os mapas Mundo.

O que é um Mapa? É uma representação da realidade, certo? Não é a realidade em si.

Um mapa representa estradas sob a figura de grafismos, desenhos, ilustrações. Mas não é a realidade dessas estradas.

Ora, na nossa vida todas temos construímos o nosso Mapa Mundo.

Sim, através das nossas experiências de vida, através do nosso percurso e do caminho que a vida vai tomando, começamos a desenhar a nossa representação da realidade, o nosso mapa. No entanto, é bom que tenhamos consciência de que o nosso mapa pessoal não representa a realidade de todas as pessoas. Com isto quero dizer que não podemos exigir que as outras pessoas tenham um mapa Mundo igual ao nosso, porque isso não vai acontecer. Todas temos as nossas experiências e as nossas vivências. Por isso, os nossos mapas nunca poderão ser iguais.

Não podemos exigir que as pessoas tenham reacções esperadas e idealizadas por nós, porque o nosso ideal simplesmente não é o ideal dessas pessoas. O nosso nível de exigência não pode ser projectado em pessoas que simplesmente não são como nós.

Todas somos diferentes, por isso todas temos mapas Mundo diferentes.

As pessoas não reagem como queremos, não irão corresponder às nossas expectativas, simplesmente porque são as NOSSAS expectativas. E esta falha de correspondência muitas vezes traz consigo o sentimento de desilusão. Iludimo-nos perante o nosso mapa Mundo. E, da mesma forma, desiludimo-nos, porque queremos que tudo aconteça nesse mapa Mundo.

O meu desafio para si, hoje, é tentar não criar expectativas perante as outras pessoas. Se elas têm determinado tipo de reacção, é porque vivem nos seus próprios e individuais mapas Mundo. E está tudo bem com isso.

Leave a comment

Abrir o chat
Como posso ajudar?
Olá! Como posso ajudar?