A Cápsula do tempo.

 

Muitas pessoas iniciam as Sessões de Coaching com a ideia de que irão aprender em breve alguma fórmula mágica que as torne mais felizes, e que as ajude a realizar os seus sonhos e objectivos de vida. Nada mais errado. Coaching não é magia. E nenhum Coach que se preze promete resultados da noite para o dia.

Com isto quero dizer que um Processo de Coaching é um trabalho de equipa, onde ambas as partes dividem 50% dos esforços. Cada uma das partes oferece o melhor de si, em nome de um compromisso a médio prazo, e em nome de um objectivo atingido e sustentado.

Nunca seria possível colocar um Coachee (Cliente de Coaching) dentro de uma cápsula do tempo, que permitisse sair de lá já com o seu objectivo atingido. Sabe porquê? Porque a mudança não foi sustentada, não partiu de dentro, e não correspondeu a um caminho percorrido e a desafios ultrapassados. Tão importante como chegarmos ao objectivo, é o caminho que nos levou até lá.

Imagine que colocávamos uma pessoa com excesso de peso dentro dessa cápsula do tempo, e que no minuto a seguir essa pessoa sairia de lá com o seu peso ideal.

Acha mesmo que essa pessoa iria conseguir manter esse peso ideal a médio e longo prazo? Não, garantidamente. Sabe porquê? Porque não mudou a mente, não criou um compromisso. A mente não fica preparada para receber a nova realidade, e desta forma tudo irá voltar ao que era, e essa pessoa vai ganhar peso novamente.

O Coaching ajuda nisso mesmo: sem magias, sem botões milagrosos ou fórmulas duvidosas, o verdadeiro Coach tem as perguntas e as ferramentas fundamentais para que o Coachee (Cliente de Coaching) evolua, e para que consiga atingir os seus objectivos de uma forma sustentada.

Leave a comment

Abrir o chat
Como posso ajudar?
Olá! Como posso ajudar?