Diferença entre inveja e admiração.

São várias as Clientes (e não só), que em momentos de desabafo me dizem que por vezes é complicado lidar com a inveja alheia. Muitas pessoas sentem que, ao mínimo progresso nas suas vidas, sentem que há sempre alguém do seu círculo de conhecimentos e até de amizades, que não revela genuína vontade de apoiar e ajudar. Antes pelo contrário, conseguimos identificar sorrisos amarelos, falsos sentimentos de apoio, e outros sinais que nos deixam na dúvida: esta pessoa, de quem tanto gosto, ou pela qual sinto tanto respeito, está com inveja de mim?! Se já fez esta pergunta várias vezes, não se sinta sozinha.

De facto, por vezes passamos por situações como esta, e não é agradável verificar que estamos sozinhas a percorrer o nosso caminho, porque simplesmente não conseguimos apoio genuíno de ninguém. Até podemos conseguir algum apoio, mas sempre temperado com um pouco da dita inveja.

Bom, tenho uma pergunta para lhe fazer: será que é mesmo inveja? Todas reagimos de forma diferente às diversas sensações, aos acontecimentos da vida. Será que essa “inveja” não está a ser confundida com “admiração”? Será que essas pessoas que estão a revelar uma alteração no seu comportamento normal, não estão a atravessar uma fase de admiração por si? Sim, a inveja pode ser muitas vezes confundida com o conceito de “admiração”.

Para conseguirem admirar, por vezes as pessoas têm de recuar um pouco, e ficar a observar de longe, talvez por vergonha ou sentimento de pequenez ou inferioridade. Alguma vez pensou nisso? Acredite que conseguirá encontrar alguma paz ao fazer esta reflexão sobre esta ou aquela pessoa que está a ter alguns comportamentos estranhos consigo ultimamente. Essa estranheza pode ser simples admiração. Admiração por uma pessoa que está a ter coragem, que está a conseguir, e que ultrapassa desafios.

Quem nasce com carisma, quem realmente tem vontade de vingar na vida, e quem consegue atingir os objectivos que define, de facto é um exemplo para outras pessoas que por alguma razão ainda não conseguiram lá chegar.

Por isso, que nada a demova dos seus objectivos, nem as supostas pessoas invejosas.

Por vezes essa inveja é somente admiração.

Leave a comment

Abrir o chat
Como posso ajudar?
Olá! Como posso ajudar?