July 11, 2018

April 29, 2018

Please reload

Posts Recentes

**Acredita nisto? Eu não.**

April 1, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

**As 7 mentiras para o Sucesso**

March 30, 2017

 

Parece controverso pensarmos que é necessário mentir (a nós próprios ou aos outros) para atingir o sucesso. Nada de mais errado! O que é uma mentira? É uma contradição do que pensamos ser a verdade absoluta do nosso mundo e do nosso contexto. Mas, lamento informar, não há verdades absolutas.

O Autor Mundialmente conhecido Tony Robbins identificou as sete mentiras que nos vão ajudar a atingir o sucesso. Acho que as devo partilhar consigo, de forma resumida, pois acredito que você não tenha muito tempo para ler um livro com mais de 400 páginas.

Admito que a palavra “mentira” tem uma conotação negativa grande, por isso vamos substituir para “crença”. As crenças podem ser limitadoras ou libertadoras, depende do uso que lhes vamos dar.

Assim, seguem então as sete Crenças para o Sucesso, segundo Tony Robbins:

 

- Crença nº1: “Tudo acontece por uma determinada razão, e com um propósito, e isso é-nos útil”.

As pessoas de sucesso conseguem ver sempre o “copo meio cheio”. Sabe o que quer dizer? Que até quando furam um pneu do carro no meio de nenhures, conseguem retirar algum proveito / mensagem desse acontecimento. Estas pessoas acreditam que os acontecimentos menos bons das suas vidas têm sempre algo de positivo para retirar. São pessoas que não se focam no problema, mas sim na sua resolução, sem tempo para lamentações. A vida é demasiado curta e mais vale vivê-la de forma positiva!

As pessoas que hoje têm sucesso (na sua maioria) tiveram de fracassar várias vezes no seu percurso até lá chegarem. Se não fossem tão resilientes não tinham insistido vezes sem conta até chegarem onde queriam. Teriam desistido e hoje não eram de certeza pessoas carismáticas e de sucesso.

 

- Crença nº2: “Não existe fracasso, apenas resultados”.

Esta crença está muito associada à anterior. As pessoas de sucesso não conhecem a palavra “fracasso”. Substituíram essa palavra por “resultados” e essa troca faz toda a diferença! O que é afinal um fracasso? É um resultado de uma acção, certo? Então porquê darmos tanta importância e atribuir uma palavra específica a esse resultado? Sinceramente é darmos importância a mais.

Um “fracasso” é interpretado pelas pessoas de sucesso como uma oportunidade para aprender. Da próxima vez já não irão fazer as coisas da mesma maneira, vão tentar outras formas de chegar ao sucesso, e estão mais perto de o atingirem, porque sabem que aquele caminho não é o correcto. Aprenderam com isso, viram a página, e seguem em frente! Simplificam.

Lembre-se: quando alguma coisa não teve o efeito desejado, trata-se apenas de feedback.

 

- Crença nº3: “Assuma a responsabilidade do que quer que aconteça”.

As pessoas de sucesso são responsáveis por tudo o que acontece no seu mundo, não deixam nada ao acaso e muito menos nas mãos de outras pessoas, ou até do próprio destino (que medo!).

Assumir a responsabilidade da nossa vida, do nosso “destino” e das nossas acções é fundamental para que o nosso sucesso futuro seja sustentado e duradouro.

Esta “mentira” / crença assume um significado muito simples, sob a forma de questão: somos ou não somos maduros o suficiente para tomar as rédeas de tudo o que nos acontece?

 

- Crença nº4: “Não é necessário entender tudo para se ser capaz de utilizar tudo”.

Esta crença em particular diz-me muito. Sou uma pessoa muito perfeccionista, e no passado não avançava para nenhum projecto / decisão importante na minha vida, sem antes ter a certeza total do que estava a fazer. Lia, pesquisava, informava-me exaustivamente. E na grande maioria das vezes essa informação que recolhia de forma tão afincada não me chegava. Tinha medo, não tinha a total certeza do que estava a fazer e por isso, muitas das vezes, optava por não avançar. O que é que isso me trouxe? Frustração. Eu não fazia, mas havia sempre alguém que fazia por mim, e eu ficava a ver as coisas boas a acontecerem a essa pessoa, o sucesso a passar-me à frente dos olhos, num caminho que não era o meu. Querem coisa pior? Arrependi-me vezes sem conta por não ter avançado.

Então, esta crença diz-nos que temos de agir. Nunca ninguém irá saber tudo na vida, nunca iremos ter a sensação de que não precisamos de aprender mais. Por isso, devemos sim avançar sem medos, acreditando que dando o nosso melhor, tudo irá acontecer em nosso benefício (mesmo as coisas menos boas têm benefícios, lembra-se?).

Há que saber utilizar o essencial para avançar na vida.

 

- Crença nº5: “As pessoas são o seu maior recurso”.

Sim, trabalhar em equipa pode ser desafiante, mas precisamos de nos rodear das melhores pessoas para atingirmos o sucesso.

As pessoas de sucesso trabalham com equipas nas quais confiam de forma quase cega. Precisamos de estabelecer relações entre pessoas para evoluirmos na nossa vida. Mas, há um aspecto muito importante e muitas vezes esquecido pela grande maioria das pessoas: Trabalhar em equipa exige respeito por todos. Se isso não existir, acredite que o sucesso vai demorar muito mais a chegar (se é que vai chegar algum dia!).

Infelizmente já trabalhei com algumas pessoas que desconheciam completamente a palavra “respeito”. Chegava a ser muito estranho trabalhar com essas pessoas, porque havia ali uma energia que não era benéfica para ninguém. Estragam-se relações, estragam-se possibilidades, e acima de tudo, estragam-se negócios com potencial.

Se você quer ter sucesso, respeite a sua equipa, respeite as pessoas que estão na sua vida, ou que vão estar a curto prazo. Se valem a pena, garanta que ficam consigo para sempre, e crie o seu “núcleo duro”.

 

- Crença nº6: “Trabalho é diversão”.

Se não for, é o maior peso e o maior sacrifício da tua vida. Arrastarmo-nos todos os dias para dispensar mais de 8h do nosso dia em algo que não nos faz feliz e não nos diverte, é o pior destino que pode escolher para si. Sim, escolher. Tal como escolheu trabalhar aí, também pode escolher ir para outro lado onde seja mais feliz. Simplifique, tome acções em seu benefício, mas por favor não gaste mais a sua vida em alguma coisa que não a faça feliz.

As pessoas de sucesso adoram o que fazem, divertem-se imenso, porque simplesmente já não o consideram como trabalho ou emprego. As suas actividades já estão tão bem inseridas nas suas vidas, que simplesmente há equilíbrio. Esse equilíbrio traz felicidade.

 

- Crença nº7: “Não existe sucesso duradouro sem empenho”.

Acha que o Cristiano Ronaldo é o melhor futebolista do Mundo só porque sim? Com certeza conhece a sua história. Acho que não preciso de dizer mais nada!

Para atingir o sucesso tem de arranjar uma fórmula só sua, que contenha dois ingredientes principais: querer (muito!), e agir, correr atrás sem parar, sem vacilar, sem duvidar que é esse o seu caminho.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Redes Sociais
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2017 por mafaldaalmeida.com