July 11, 2018

April 29, 2018

Please reload

Posts Recentes

**Acredita nisto? Eu não.**

April 1, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

**Como pensa um Recrutador?**

April 10, 2017

Se você tivesse a capacidade de entrar no cérebro das pessoas que a vão entrevistar, ou se fosse inclusive um dos seus neurónios, bem que aproveitava, certo? Acredito que sim.

Ficava a conhecer a sua forma de pensar, conseguia antecipar as questões que lhe iam colocar, e assim preparava bem melhor o seu desempenho nessa entrevista! Era tão bom… Era como estivesse naquele filme “O que as Mulheres querem”, com o Actor Mel Gibson. Sabe qual é? Uma comédia romântica, que vale a pena ver.

Bom, mas a vida não é uma comédia romântica (feliz ou infelizmente, depende do ponto de vista!), e por isso escrevi este artigo que vai explicar como pensa um Recrutador (regra geral).

Quando um Recrutador recebe o seu CV analisa logo a priori os pormenores básicos como: a forma como está estruturado, a sua fotografia, a sua forma de escrever (se tem erros ou não). Atenção, se o CV tiver muitos erros ortográficos, acredite que em 95% das vezes não passa dali… Da mesma forma, se estiver com uma fotografia comprometedora (já falei sobre isso no meu artigo “10 erros a evitar numa entrevista de emprego”), esqueça a sua candidatura.

Antes disso ainda, o Recrutador vai ver se o seu CV e a sua experiência encaixam na vaga que se encontra em aberto. Se for completamente “ao lado”, esqueça, porque nem se vai dar ao trabalho de mais nada.

Bom, existe sempre aquela fase em que o Recrutador pensa: “qual será a expectativa salarial desta pessoa?” e depois pensa algo do género “vou chamá-la para entrevista para perceber melhor o que a motiva para mudar de emprego, e quais as motivações pessoais, valores, soft skills”. Sim, o Recrutador analisa MUITO ao pormenor as soft skills dos Candidatos. Principalmente se a vaga for para um Cliente como a Banca, Seguros, Escritórios de Advogados, por exemplo.

Depois de falar consigo presencialmente, na grande maioria das vezes logo no minuto a seguir, o Recrutador já sabe se você passou para a próxima fase de entrevista ou não. Geralmente apresenta-se uma short-list (uma lista dos Candidatos finais) com cerca de quatro Candidatos, os que tiveram melhor desempenho nas entrevistas realizadas.

Tente criar empatia com a pessoa que te a vai entrevistar, isso é fundamental. O Recrutador analisa até ao último pormenor o seu CV, e acima de tudo o seu desempenho na entrevista.

Por isso, vamos por passos: primeiro, um bom CV, simples e bem estruturado. Depois, o bom desempenho na entrevista. Sobre isto sempre pode voltar a ler o meu artigo "10 erros a evitar numa entrevista de emprego”.

 

Share on Facebook
Please reload

Redes Sociais
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2017 por mafaldaalmeida.com