July 11, 2018

April 29, 2018

Please reload

Posts Recentes

**Acredita nisto? Eu não.**

April 1, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

**Análise Fofa**

July 31, 2017

Hoje falo sobre uma Ferramenta que pode (e deve!) ser colocada à disposição do Coaching - A Análise SWOT ou Análise FOFA. Quem estudou Marketing possivelmente já ouviu falar deste conceito.

A Análise FOFA é nada mais do que uma reflexão, um brainstorm que se faz sobre um produto ou serviço. Sobre um conceito já existente ou já lançado no mercado. 

A letra F diz respeito a Forças, a letra O refere-se a Oportunidades. O outro F corresponde a Fraquezas e o A diz respeito às Ameaças

O que é que isto tem a ver com o Coaching, e como pode ser usado para reflectir e consequentemente agir sobre a nossa Auto-Estima? Muito simples. Olhe para si como se fosse um produto / serviço já existente no mercado. Faça uma análise das suas forças, das oportunidades, dos seus pontos de melhoria (não vamos falar de fraquezas) e das ameaças que possa estar a sentir ou que esteja a tentar ultrapassar. 

Esta ferramenta está presente no meu E-Book "Recupere a sua Auto-Estima" e confesso que são muitas as pessoas que assumem ter tido bastantes dificuldades ao fazer este exercício. E ainda bem! A nossa vida deve ser analisada com cuidado, e com honestidade para connosco próprios. 

Mas... pergunto: É assim tão difícil reconhecer as suas forças? Fazer uma lista de 10 características positivas que reconheça em si. Será assim tão complicado? Acredite que tem muito mais que 10... Deveria ser fácil reconhecer as suas forças. E sim, se não as consegue reconhecer de forma honesta e com facilidade talvez a sua Auto-Estima esteja a atravessar uma fase francamente complicada, mas com solução. 

Por oposição quando falamos de pontos de melhoria (ou fraquezas, na análise FOFA original), a lista já se torna facilmente interminável... Porquê? Porque é que é assim tão fácil identificar os seus pontos de melhoria? Porque é que o seu foco não se vira para o que tem de bom? Porque é tão fácil apontar o que tem de menos bom? 

Uma sugestão: Faça a sua análise FOFA. Lembre-se que Forças e Pontos de Melhoria dizem respeito a si, só a si. As Ameaças e Oportunidades diz respeito ao ambiente e às pessoas que estão ao seu redor e que exercem influência sobre si. Mas... tente que a sua análise tenha mais Forças e Oportunidades do que Ameaças e Fraquezas / Pontos de Melhoria. Faça isso por si, pela sua Auto-Estima. 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Redes Sociais
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2017 por mafaldaalmeida.com